LEITURA BÍBLICA
Gálatas 5.16-26
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gl 5.25).
O homem vivia originalmente em condições que hoje parecem até irreais: desconhecia qualquer outra forma de viver senão em relacionamento total com o seu Criador e não tinha noção do que era ser qualquer outra coisa senão aquilo para o que fora criado: um ser segundo a imagem de Deus. Parece ter-se sentido tolhido em suas possibilidades e, “esperto”, escolheu dar-lhe as costas. Pensou continuar vivendo (continuava respirando), mas na verdade estava morto, sofrendo uma deterioração da imagem divina original. Os versos 19 a 21 do texto de hoje trazem uma lista que aparece praticamente com as mesmas palavras nos jornais diários – Paulo a chama de obras da carne, o que o homem longe de Deus é. Varia o grau, disfarça-se um pouco, mas a essência é a mesma.
Quando se fala de salvação, é comum restringir o pensamento ao que acontecerá com a alma após a morte. Mas ela começa aqui e agora, resgatando o homem de si mesmo. Quando, pela fé, a vida de alguém é unida à de Jesus, aquele que estava morto em seu isolamento da fonte de vida é vivificado pelo Espírito de Deus. Isto é descrito nas Escrituras como tornar-se morada do Espírito Santo. Inicia-se então um processo maravilhoso de restauração da imagem divina – um caminhar progressivo que leva o salvo a manifestar cada vez mais o caráter de Jesus de Nazaré, em quem se manifestou toda a beleza divina. A lista: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, chamada de fruto do Espírito, no fundo é apenas um conjunto de palavras que tentam descrever em linguagem humana um pouquinho do caráter do Deus Eterno.
Quem já se rendeu a Jesus Cristo tem o desafio de submeter-se continuamente ao Espírito Santo, para ser gradualmente transformado, tendo como alvo revelar plenamente o caráter do Mestre. - MHJ
O primeiro beneficiado pelo fruto do Espírito é aquele que o manifesta.
Fonte: Pão Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário